ADECOS preparam-se para cadastrar famílias do Caungula

    0
    109

    No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local iniciou, ontem, 05 de Dezembro de 2022, com a Formação  dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) no Município do Caungula,  Província da Lunda – Norte.

    O acto de abertura realizou-se no Auditório Municipal  de Caungula e representado pelo Administrador Municipal em exercício, João Rocha, e ladeado do Director Provincial do FAS na Província, João Nascimento, autoridades Tradicionais e Eclesiásticas, membros de Partidos Políticos e a Sociedade em geral.
    Após a formação, que compreende aspectos teóricos e práticos, os ADECOS começam com o processo de cadastramento das famílias do mesmo Município, onde se prevê abranger 5.510 Agregados Familiares em 250 aldeias e bairros.

    O KWENDA é da niciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Está avaliado em 420 milhões USD, sendo financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD do Tesouro Nacional.
    O Programa está a ser operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.