ADECOS || Novos supervisores são capacitados

    0
    160

    IMG_3416No quadro da expansão da Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário – PNADECOS, o Executivo angolano realizou hoje, dia 07 de Agosto de 2017, às 09H00, a cerimónia de abertura da formação de formadores supervisores dos ADECOS, nas instalações do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), em Luanda, um projecto financiado pelo Banco Mundial, Fundo Global e Governo de Angola através do Fundo de Apoio Social (FAS) / MAT e conta de igual modo com Doação da União Europeia.

    De modo a dar continuidade à implementação e expansão, do projecto de ADECOS a nível nacional, prevê-se a inclusão de doze (12) províncias sendo: Benguela, Lunda Sul, Cabinda, Huambo, Huíla, Cuanzas Norte e Sul, Zaire, Namibe, Cunene, Cuando Cubango e Bié, bem como o aumento da cobertura em cinco (5) províncias: Luanda, Malanje, Moxico, Lunda Norte e Bengo. Totalizando 21 novos municípios, perspetivando ainda a inserção de novos Supervisores e Agentes substitutos nos municípios que fazem parte do projecto.

    A PNADECOS, constitui a reafirmação do compromisso de expandir os serviços sociais a todas as comunidades e de estimular o seu desenvolvimento, especialmente das mais pobres.

    O ADECOS é a figura que expande os serviços sociais no seio das comunidades estimulando o seu desenvolvimento. É uma pessoa comum, seleccionada entre os habitantes de uma comunidade, que se destaca pelas qualidades humanas, que é contratado pela Administração Municipal, capacitado pelo IFAL e, trabalha sob supervisão do FAS. Deste modo, a estratégia de intervenção, que iniciou com o 1º Workshop Nacional de Agente de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) em 29 de junho de 2015, inscreveu a formação e enquadramento de 540 Agentes, em 18 Municípios de 6 (seis) províncias do país, nomeadamente, Bengo, Luanda, Lunda-norte, Malanje, Moxico e Uíge, com o respetivo lançamento da sua implementação a 1 de setembro de 2016, em Malanje.

    O evento, presidido pelo Director Geral do IFAL, Graciano Domingos,  ladeado pelo Director Geral do FAS, Dr. Santinho Figueira , contou ainda  com as  presenças de Representantes do  Banco Mundial, Fundo Global, Visão Mundial, Directores Nacionais do MAT, MINSA, MINAGRI, MINFAMU e MINARS, equipa da FIIAPP, outros parceiros do  FAS e Convidados.