ADECOS || Supervisores exercitam liderança

    0
    26

    IMG_3449Liderança e gestão de equipa foram os temas de cartaz abordados no segundo dia formação dos Supervisores dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), que decorre desde o dia 7 de agosto nas instalações do IFAL.

    O acto  facilitado pelo Director Geral Adjunto do IFAL para área de Formação e Ensino, Dr. Albano Carlos, é orientado com uma componente prática, onde os participantes foram levados a exercitarem as suas habilidades de liderança, criando equipas e de forma rápida cada uma delas  deveria encher o maior número de balões possíveis.

    Em plenária, foram partilhadas as experiências vividas por cada participante durante o exercício. De acordo com o facilitador, cada balão representava um ADECOS, sendo que, o tamanho de cada um deles, foi equiparado com o desempenho de cada ADECOS na equipa, elemento ligado a motivação.

    Deste modo, o exercício espelha as habilidades de liderança que cada supervisor deve ter, a forma como o mesmo deve ser dinâmico para que não seja ultrapassado pelos seus liderados. De igual forma, foi sublinhado a necessidade de cada supervisor saber distribuir tarefas, em suma, gerir a equipa.

    Participam igualmente deste certame directores provinciais do FAS e da saúde.

    A expansão da implementação dos ADECOS nas restantes províncias do país, conta com o financiamento da União Europeia, Banco Mundial, Fundo Global, Governo Angola e a coordenação está a cargo do Fundo de Apoio Social, que mantém parcerias do IFAL e Visão Mundial.