Uma visita aos praticantes de Xadrez no Ebo

    0
    211

     

    No âmbito do Programa Desporto e Cultura na Comunidade, a equipa do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, no Cuanza-Sul, visitou, ontem, 20 de Maio de 2023, as salas de Xadrez no Município do Ebo.

    O objectivo foi de constactar o andamento das actividades e preparar as condições de encerramento da primeira fase do Programa de Xadrez na Comunidade, iniciativa do FAS que teve início em Dezembro de 2022.

    Liderada pela Directora do FAS na Província, Carolina Aguiar, a equipa do FAS foi acompanhada do Administrador Municipal, António Kituchi Modais, do presidente da Associacão Provincial do Xadrez, César Rodrigues, pais e Encarregados de Educação e membros da Administração Municipal. Ao FAS, foi garantido que o nível de aprendizagem das crianças é satisfatório. De igual modo, há satisfação dos encarregados pelo desempenho dos filhos.

     

    O Xadrez na Comunidade tem como principais objectivos a promoção da inclusão social através da massificação da modalidade e de

    estimular as capacidades cognitivas dos alunos. Até final de 2023, prrevê atingir 1000 crianças com idades compreendendidas entre os 8 e 15 anos.

    Para a materialização do Programa, o FAS conta com o apoio institucional das Administrações Municipais e, do ponto de vista técnico e metodológico, com as Associações Provinciais de Xadrez, que estão disponibilizar os formadores.

    O FAS é agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.