Supervisores dos ADECOS terminam formação no Namibe

0
184

 

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, na Província do Namibe, encerrou neste 14 de Novembro de 2023, a formação dos Supervisores e Formadores dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) das províncias da Huíla, Cunene, Cuando Cubango e Namibe.

 

O acto aconteceu na Sala de Reuniões do Centro Infantil Sagrada Esperança. Contou com as presenças da Administradora Adjunta da Acção Social, Nelsandra Cunha, Directora Provincial do Gabinete da Acção social Família e Igualdade de Género (GASFIG), Sandra Somene, dos directores provinciais do FAS no Namibe e Cuando Cubango, Nayole Araújo, e Zeferino Cavalo, respectivamente, bem como com os directores municipais da Saúde e Acção Social.

 

A Sessão capacitou 42 Supervisores em 24 dias (18 de Outubro a 14 de Novembro) quadros seniores das Administrações Municipais ligados às áreas da Saúde, Acção Social e Agricultura, previamente selecionados para o acompanhamento dos ADECOS nas diferentes comunidades de intervenção do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.

 

Ao longo da formação, foram ministrados temas relacionados aos ramos da Saúde, Agricultura e Acção Social, a fim de assegurar assistência técnica aos ADECOS na implementação do KWENDA.

 

O Programa Nacional de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS) está sob a superintendência do Ministério da Administração do Território, em estreita colaboração com os Ministérios da Saúde e da Família e Promoção da Mulher e parceiros afins, com destaque para a Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Sociais( ENEFOP).

O momento serviu para entrega de certificados de participação aos formandos, efetivando deste modo o compromisso do FAS em coordenar a Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS), assegurando a manutenção do quadro de Formadores/Supervisores municipais e expandir a implementação da Política Nacional dos ADECOS nos municípios alvos do Programa.