Supervisores de ADECOS da Huíla, Namibe e Cunene em formação

    0
    106

    Decorre desde terça feira, 08 de Novembro de 2022, no Município do Lubango, Província da Huíla, a formação de 31 Supervisores Municipais de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) provenientes de 14 municípios das províncias do Cunene, Namibe e Huíla.

    Com duração de 24 dias, a formação resulta de uma parceria entre o FAS-Instituto de Desenvolvimento Local e a Escola Nacional de Formação de Técnicos de Serviços Sociais (ENFOTSS), abordando temas ligados à Saúde, Agricultura e Acção Social.

    Os formandos estão a absorver, igualmente, conhecimentos quer do ponto de vista do conteúdo, quer da metodologia para assegurar o processo de capacitação e assistência técnica aos ADECOS no processo de implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    A abertura da formação foi presidida pelo Director Provincial do FAS-Huíla, Frederico Sanumbutue, e contou também com a presença de representantes dos Gabinetes Provinciais da Accão Social, Família e Igualdade do Género(GASFIG), da Saúde, Agricultura, Educação, Ambiente, dos Administradores Municipais Adjuntos de Quilengues e Humpata.

    A formação visa expandir o Programa Nacional de Agentes de Desenvolvimento Comunitários e Sanitários (PNADECOS) para mais municípios, aumentar o número de ADECOS, tornar os serviços sociais mais próximos das comunidades, contribuir para assegurar a eficácia da expansão da Municipalização da Acção Social e o Programa KWENDA em todo o País.

    O FAS é uma Agência Governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.