Presidente da República reitera relevância do KWENDA

    0
    149

    Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, reiterou, ontem, 01 de Dezembro de 2022, no discurso de abertura da VIII Edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, em Luanda, a relevância do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    No seu pronunciado, João Lourenço afirmou que o Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA constitui, hoje, uma referência para programas de combate a situações de vulnerabilidade social e promoção do desenvolvimento local. Lembraou os 835.365 Agregados Familiares cadastrados em 56 municípios e 8.396 aldeias até ao momento, tendo sido desembolsados para tal mais de 30 mil milhões de Kz.

    João Lourenço, no entanto, alerta para a necessidade de o KWENDA não ser visto como um mero programa de assistencialismo estadual tendente a gerar dependência dos beneficiários em relação ao Estado. “A prática tem demostrado que os beneficiários investem parte do dinheiro das Transferências Sociais Monetárias em pequenos negócios locais”, salienta.

    Em função dos resultados obtidos, garante o Presidente da República, o Executivo afirma o compromisso de continuidade do Programa e da sua extensão para mais municípios, dando maior relevância à componente da Inclusão Produtiva.