Novos Supervisores dos ADECOS são capacitados

    0
    29

    IMG_1811Novos Supervisores dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários (ADECOS) são capacitados nos domínios da Gestão e Tratamento de Casos de Malária Simples e Sistema de Informação Básica Municipal.

    A formação que decorre de 03 a 12 de Julho, está ser ministrada pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), coordenada pelo Fundo de Apoio Social (FAS), em parceria com a Visão Mundial e, pretende-se com esta, garantir que os Supervisores/Formadores e ADECOS adquiram maior agilidade na gestão da informação recolhida nas comunidades.

    O Director Geral do IFAL, Dr. Graciano Domingos, que dirigiu a cerimónia de abertura, fez-se acompanhar do seu homólogo do FAS, Dr. Santinho Figueira, ladeado igualmente pelo Coordenador Nacional Adjunto do Programa de Combate a Malária, Dr. Rafael Dimbo. O acto político foi preenchido com dissertações, que fizeram referência da importância da aplicação de técnicas preventivas a nível das comunidades, assim como o domínio dos temas abordados no curso para o dia – dia dos ADECOS.

     O curso ora apresentado está constituído de dois módulos. O primeiro versa sobre a Gestão de Casos de Malária Simples e decorrerá na primeira semana de formação, destinado apenas aos Formadores/Supervisores das províncias do Bengo, Luanda e Uíge e o segundo módulo será sobre Sistemas de Informação Básica Municipal (SIBM) que incluirá não só as províncias já citadas como também as províncias da Luanda-Norte, Malanje e Moxico.

    De acordo com a Política Nacional do Agente de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (PNADECOS), o curso será ministrado primeiro aos Supervisores/Formadores das províncias selecionadas, estes Supervisores/Formadores terão a responsabilidade de replicar os conteúdos ministrados aos ADECOS dos municípios das respectivas províncias.