NOTA DE IMPRENSA

    0
    236

    O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local cumpre o seu último dia na IV Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA) que se realiza de 10 a 13 de Agosto de 2023, no Estádio Nossa Senhora do Monte, na Cidade do Lubango, Província da Huíla.

    O Stand do FAS, aberto das 10h às 20horas, destaca as várias nuances do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Desde o mapa com os municípios abrangidos à cadeia de implementaçâo das Transferênciais Sociais Monetárias, denominado “passo a passo”. O Stand destaca, igualmente, a “ficha do KWENDA”, que apresenta o Programa em números alcançados e previstos, bem como as quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e Reforço do Cadastro Social Único.

    São visíveis ainda no Stand do FAS, os meios de trabalho com os quais implementa os programas nas comunidades. É o caso de motorizada, bicicleta, smartphon de cadastramento das famílias, entre outros.

    No Stand, está, ainda, em destaque a informação sobre os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), soldados que ocupam as primeiras linhas no contacto com as famílias. O conceito do FAS para a FMCA privilegia um espaço para Podcast, no qual estão a ter lugar reflexões sobre a implementação dos diferentes programas sob responsabilidade da Instituição e sobre Desenvolvimento Local.

    Já passaram pelo Estúdio do FAS figuras como Vice-Governador da Província de Malanje para o Sector Político Económico Social, Domingos Manuel Eduardo, bem como a Administradora Municipal do Andulo, Província do Bié, que abordaram a sua relação com os programas implementados pelo FAS, sobretudo o KWENDA. Três ex-estagiários do FAS na Província da Huíla, nomeadente, Agelina Napende, Leonor Iracelma e Hermógenes Calei, partilharam a sua experiência nos seis meses que estiveram em estágio na Instituição. A Jornalista Eliavina Manuel, das profissionais que mais reportam acções do KWENDA na Huíla, abordou igualmente a sua experiência com o Programa e o FAS. As reflexões seguem hoje com mais entrevistados.

    O Xadrez na Comunidade, enquadrado no Programa Desporto e Cultura, é outro destaque no Stand do FAS, com um espaço que está a testemunhar grandes duelos. Estão em destaque crianças praticantes de Xadrez e professores, que vieram pela Associação Provincial de Xadrez da Huíla. Alguns técnicos do FAS e visitantes estão igualmente a participar das partidas com bastante entusiasmo. Por isso, mais uma vez, o FAS convida os visitantes da FMCA a passarem pelo seu Stand, do qual sairão enriquecidos em matéria de conhecimento relativo à implementação de diversos programas nas comunidades das 18 províncias do País.

    O FAS é uma agência governamental de combate à pobreza. Em coordenação com outras instituições de mitigação da pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.

    Para mais informações queiram contactar os telefones do FAS na Huíla: 992518808/939043090

    Em alternativa, contactar o Gabinete de Comunicação Institucional do FAS, pelo endereço electrónico: Comunicação.fas@fas.co.ao através do: 943 877 973/ 943 877 969.

    DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL, 12 de Agosto de 2023