Ministro do MAT trabalha no FAS

0
224

O Ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, trabalhou, na manhã de hoje, 12 de Outubro de 2022, nos escritórios do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local. No encontro com a equipa, liderada pelo Director Geral, Belarmino Jelembi, foram analisados os diversos programas implementados por esta agência governamental de combate à pobreza.

Pelo FAS, coube ao Directora Geral apresentar um balanço dos programas, com destaque para o Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA, iniciativa do Governo de Angola que tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, cujos desafios que se avizinham, bem como as várias lições absorvidas nos primeiros dois anos de implementação não passaram desapercebidos.

Belarmino Jelembi apresentou igualmente o quadro orgânico da instituição, a forma como está organizada pelo País para responder às várias demandas, além dos desafios relativos ao financiamento dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) que ocupam as primeiras linhas de contacto com as famílias. O Programa de Estágios Comunitários, iniciativa do FAS que visa agregar a componente prática aos recém-licenciados, reteve igualmente a atenção do Ministro, quer pela iniciativa, quer pelos frutos que tem proporcionado à instituição.

No final, o responsável deixou recomendações pontuais à equipa do FAS, tendo realçado a necessidade da partilha de informação relativa às comunidades frequentadas pelas equipas do FAS. Dionísio da Fonseca entende que a boa comunicação das histórias de sucesso pode ajudar a compreender as várias acções dos programas em implementação.