LUAU conhece os primeiros ADECOS

0
55

Município de Luau, na província do Moxico, conhece os seus 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), desde sexta feira, 4 de Novembro, através do acto público de Lançamento para a Implementação das acções naquela comunidade, âmbito do projecto de Desenvolvimento Local que conta com financiamento da Doação da União Europeia.

O acto foi presidido pela sua Excelência, Sra. Nora Mahongo Isaac, Administradora Municipal Adjunta, ladeado por Sr. Henriques Caiombo Chicato, Director Municipal da Saúde, e o Sr. Simão Baita Paiata, Director provincial do FAS no Moxico e contou igualmente com a presença de representantes da Visão Mundial e membro da administração local .

Durante o acto, foi entregue aos ADECOS, certificados, bem como material de apoio para nos próximos 3 meses procedem o cadastramento das famílias e o mapeamento das micro áreas em que foram selecionados.

De fazer referencia que nesta primeira fase na província do Moxico, já foram formados 90 ADECOS dos municípios, Camanongue, Moxico e Luau , em Outubro último, município de Camanongue, conheceu os seus ADECOS e posteriormente o município de Moxico.

Os ADECOS, criados pelo Executivo, através de uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Administração do Território e responsabilidade operacional do Fundo de Apoio Social (FAS) e das Administrações Municipais, assentam na ideia de que a saúde, mais do que apenas hospital e medicamentos, depende, sobretudo, de um conjunto de acções que previnam o surgimento e a proliferação de doenças e que incluem a adequada gestão dos municípios, cidades, vilas e povoações, o provimento dos serviços sociais básicos às famílias e às comunidades e o combate à pobreza através da promoção do desenvolvimento económico local.