KWENDA: Técnicos do Moxico, Lunda – Norte e Lunda – Sul em formação no Luau

    0
    334

    Decorre desde segunda-feira, 24 de Abril de 2023, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA, a capacitação de técnicos das províncias do Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul. A formação, que está a ser atendida por 45 técnicos, tem lugar no Monicípio do Luau, Província do Moxico, e visa munir os técnicos de conhecimentos relativos à Municipalização da Acção Social.

    Promovida pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, a formação visa dar resposta às várias preocupações dos munícipes, através de temas como Ferramentas de Intervenção Social, Papel do Trabalhador Social, bem como conteúdos virados à Violência Baseada no Género, Diagnóstico da Vulnerabilidade Social e Projetos Comunitários.

    As sessões estão a ser dirigidas pelas responsáveis do FAS para as áreas de Salvaguardas Sociais e Ambientais, Helena Farinha, e Municipalização da Acção Social, Anavilde Kassessa. A abertura da acção formativa contou com a presença da Administradora do Luau, Filomena Miza, que enalteceu o papel dos técnicos no contexto das comunidades, salientando que a “formação é fundamental para o bom funcionamento dos Centros de Acção Social (CASI)”.

    Os CASI materializam a componente da Municipalização da Acção Social do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA. Os CASI são infraestruturais sociais que estão a disponibilizar serviços sociais mais próximos dos cidadãos, viabilizando o tratamento de documentos pessoais, intermediação de conflitos, entre outros.

    No Quadro do Programa KWENDA, foram criados e já em funcionamento 22 CASI no País. O KWENDA é um Programa do Governo de Angola, implementado desde 2020, prevê apoiar 1.608.000 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, estando até ao momento presente em 61 municípios do País.

    O FAS, agência governamental de combate à pobreza e desenvolvimento sustentável das comunidades, é a unidade implementadora do Programa