KWENDA já “mora” na Jamba   

    0
    90

    Famílias da Comuna da Jamba, Município do Rivungo, Província do Cuando Cubango, começaram, a 09 de Janeiro de 2023, a ser cadastradas, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    No acto de apresentação do Programa, estiveram os membros do Conselho da Administração Comunal, Autoridades Tradicionais, Eclesiásticas e a população local.

    O momento serviu para apresentação das quatro componente do KWENDA, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastramento Social Único.

    De salientar que o Rivungo é um Município da orla fronteiriça, cujos povos cruzam laços com as populações da Zâmbia, Namíbia e Botswana. Esta simbiose trará vantagens no aprendizado recíproco entre as comunidades, uma vez que a Zâmbia, Namíbia e Botswana já trabalham com programas similares de Protecção Social.

    Em vigor desde 2020, o KWENDA é um programa do Governo de Angola, que visa apoiar famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional, prevendo apoiar em todo o País um total de 1.608.000 Agregados Familiares.