KWENDA: inicia cadastramento das famílias no Cuemba

    0
    1212

    O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local no Bié, apresentou o Programa de Fortalecimento da Proteção Social – KWENDA às entidades e comunidade do Município do Cuemba, Província do Bié. O acto teve lugar a 19 deste mês e enquadra-se na expansão deste Programa que tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade.

    Após apresentação, deu-se início ao cadastramento, prevendo alcançar 10.500 Agregados Familiares, segundo o Director Provincial do FAS, Rizoni Chivembi.

    Depois dos municípios do Andulo, Nharêa as equipas do FAS e Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) percorrem agora, casa-a-casa, as comunas e bairros do Cuemba.

    O KWENDA é um programa do Governo de Angola implementado desde 2020. Inicialmente com cinco município, cumprindo com a Fase Piloto, está neste momento presente em 60 Municípios, comportando quatro componentes, nomeadamente, Transferências Sociais Monetárias, que passa pela atribuição de uma renda às famílias; Inclusão Produtiva, que tem como objectivo incluir as famílias em actividades geradoras de rendimento; Municipalização da Acção Social, responsável pela criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI), dispõem de diversos serviços aos munícipes, como a viabilização de documentos pessoais, intermediação de conflitos, entre outros. O Cadastro Social Único é a quarta componente, visando ajudar a criar no País uma base de informação sobre a vulnerabilidade no seio das famílias.

    Com a missão de implementar o KWENDA, o FAS é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.