KWENDA: Fim de cadastramento em Cangola

    0
    122

    Doze mil e duzentos e noventa (12.290) é o número de famílias cadastradas no Município de Cangola, Província do Uíge, ao contrário das 10.500 previstas, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.

    De 26 de Novembro a 12 de Dezembro deste ano, as equipas lideradas pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local passaram pelos 124 bairros, como Uemita, Quilula, Gumba, Quivila, Vengueta, Yalala, Zage, Comessa, Baía, São Paulo, Quimussandi, Zangala das três comunas do Município, num cadastramentos casa a casa.

    Entre integrantes das equipas de cadastramento, percorreram as comunidades os técnicos do Gabinete da Acção Social Família e Igualdade de (GASFIG), os Agentes de Desenvolvimento Sanitário Comunitário (ADECOS) e de Supervisores, em colaboração com as administrações, autoridades tradicionais e religiosas, entre outros agentes locais.

    Em vigor desde 2020, o KWENDA é um programa do Governo de Angola, que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, cuja implementação está a cargo do FAS. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional, prevendo apoiar em todo o País um total de 1.608.000 Agregados Familiares.