KWENDA: FAS prepara novo cadastramento das Famílias no Rivungo

0
298

Depois de ter cadastrado as famílias do Município do Rivungo, Província do Cuando-Cubango, em Dezembro de 2022, culminando com a entrega das Transferências Sociais Monetárias aos Agregados selecionados, no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local tem agendado, para Outubro de 2023, um novo cadastramento.

O novo cadastramento visa acolher os ausentes da primeira fase, com vista a não deixar ninguém de fora deste Programa que tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade.

Enquanto isso, a equipa vai afinando todos aspectos para que a empreitada seja bem sucedida. Ontem, por exemplo, foi abordada a metodologia a utilizar no novo cadastramento, tendo em conta o contexto local, caracterizado pela mudança constante de residência e a dispersão das zonas.

Até ao momento, no Rivungo, o Programa beneficia 4.434 Agregados Familiares.

Cada família está a receber 132 mil Kz, valor referente a um ano, a razão de 11 mil Kz por mês. A medida deve-se às dificuldades com a logística, devido aos acessos e dispersão das famílias.

Implementado pelo FAS, o Programa KWENDA é avaliado em 420 milhões USD, sendo 320 milhões USD pelo Banco Mundial e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional.