KWENDA – Famílias na Quiçama confirmam nomes nas listas

    0
    150

    As famílias cadastradas pelo Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, nas Comunas de Kixinge, Mubondo, Demba-Xio, Caculo,Waleta, Catamba, Hacu, Kilumbo e Zemba, do Município da Quiçama, Província de Luanda, começaram, nesta terça-feira, 24 de Agosto de 2021, a confirmar os seus nomes nas listas para que cada um e de forma presencial possa aferir se foi seleccionado pelo Programa.

    Este processo, de confirmação dos nomes através da afixação das listas dos cadastrados em pontos fixos nas Comunas e Bairros, denomina-se Validação Comunitária. É durante esta fase que as famílias apresentam reclamações, de vária ordem, em caso de os seus nomes não constarem das listas. As reclamações são atendidas e resolvidas pelos técnicos no terreno, fazendo novos cadastramentos e recadastramentos para a produção de novas listas. No final da confirmação em cada bairro, aldeia ou comuna, é produzida uma acta que é assinada pelo Soba ou coordenador da zona, pelos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e pelo Supervisor do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local.

    Na Quiçama, onde foram cadastrados 6107 Agregados Familiares, a Validação teve início no dia 7 de Abril de 2021, sendo que hoje o processo antrou na sua fase conclusiva. Com os cadastrados da Quiçama, mais os do Município de Icolo e Bengo, Luanda totaliza 24850 cadastrados pelo KWENDA. Depois deste processo, seguem-se as Transferências Sociais Monetárias aos inscritos no Programa.

    O KWENDA é um programa do Governo angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. Está avaliado em 420 milhões USD, sendo 320 milhões USD provenientes do Banco Mundial e 100 milhões do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui na promoção do Desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.