KWENDA “caminha” até Cunhinga

    0
    275

    No âmbito da expansão do Programa de Fortalecimento da Protecção social – KWENDA, o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local deu início, hoje, 07 de Outubro de 2023, ao Processo de Cadastramento dos Agregados Familiares do Município do Cunhinga, Província do Bié.

    As equipas compostas de Técnicos do FAS, Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários ( ADECOS) e Supervisores já estão no terreno onde, de casa -a – casa, de bairro a bairro e de aldeia a aldeia estão a trabalhar com vista cadastrar 18.000 Agregados Familiares previstos.

    Presente no primeiro dia de trabalho, Georgina Lumati, Administradora do Município, alertou as populações para que denunciem os prevaricadores, apelando ao rigor das comissões de moradores e Autoridades Tradicionais.

    O KWENDA teve o seu início em 2020, no Município do Nzeto, Província do Zaire. É um programa do Governo de Angola cuja execução está a cargo do FAS. Comporta quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, que consistem na atribuição de uma renda mensal às famílias, a componente da Inclusão Produtiva, que visa apoiar as iniciativas económicas das famílias; a Municipalização da Acção Social, que está a se concretizar com a criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). Estes centros têm como objectivo aproximar os cidadãos aos serviços essenciais, como aquisição dos Registos de Nascimento e Bilhete de Identidade, entre outros, bem como intermediar conflitos de vária ordem. A última, mas não menos importante, é a componente do Reforço do Castro Social Único, base de dados com informação dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade, sobre os quais o Estado irá traçar as políticas públicas .