Infraestruturas entregues às comunidades do Quipungo

0
52

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento Local (PDL), o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local na Huíla, procedeu na última sexta feira, 13 de Maio de 2022, à entrega de 10 infraestruturas às várias comunidades do Município de Quipungo.

Tratam – se de 10 infraestruturas de água sendo sete novos combinados que integram um furo artesiano com painéis solares, um Chafariz, uma lavandaria e um bebedouro para abeberamento do gado, duas reabilitações de sistemas de água para a população e os animais, assim como a reabilitação de um canal de irrigação com uma extensão de 2.5 Kms para a prática da agro-pastorícia.

Os projectos localizam- se nas 4 comunas que constituem o Município, nomeadamente, sede Cainda, Comunidade


San e Chicungo, sendo que beneficiarão directamente milhares de pessoas e animais dandos-lhe melhores condições de habitabilidade.

Os actos foram presididos pelo
Administrador Municipal, José dos Santos Vital. A entrega foi feita pelo Director Provincial do FAS na Huíla, Frederico Sanumbutue, e testemunhada pelos parceiros e a comunidade beneficiárias.

Com a entrega destas infraestruturas sociais, o FAS vem dar resposta às alterações climáticas na Região Sul de Angola que em muitos casos acarretam consequências gravosas às comunidades.

O PDL- Projecto de Desenvolvimento Local é financiado pelo Banco Mundial e tem como operador o FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.