FAS visita a Câmara Municipal de Santa Cruz em Cabo Verde

0
221

À margem da partilha de experiência em matéria de Cadastro Social Único, que decorre na República de Cabo Verde, de 13 a 17 deste mês, a equipa do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local visitou a Câmara Municipal de Santa Cruz, uma autarquia daquele País.

Efetuada ontem, 15 de Novembro, a visita teve como objectivo a constatação do cadastramento e actualização dos Agregados Familiares da Câmara, no âmbito do Programa de Protecção Social local. Promovida pelo Banco Mundial, a partilha de experiência tem igualmente a participação de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A equipa do FAS, lembre-se, está constituída pelo Especialista em Monitora e Avaliação, Carlos Barbosa, Assistente de Cadastro Social Único e Selecção Pagamentos, Sozinho Muanza, e pela Assistente de Desenvolvimento Local no Bengo, Vitorina Tchiquengue. Integra, igualmente, o grupo a Chefe de Departamento de Acompanhamento das Transferências Sociais e Integração Produtiva da Direcção Nacional da Accão Social do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Margarida Leite.

Porém, foram brindados com a cortesia do Presidente da Câmara, Carlos Alberto Gonçalves Silva, ressaltar que a Santa Cruz tem geminação com o Município de Viana em Luanda-Angola.

Sendo uma das componentes do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, o Cadastro Social Único é base de dados com informação sobre a vulnerabilidade no seio das famílias. Essa base de dados irá auxiliar o Estado a traçar as políticas públicas.

O KWENDA é implementado pelo FAS, agência governamental de combate à pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.