FAS promove Cinema nas comunidades no Cubal

0
260

Num ambiente eufórico, a equipa do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, às 19 horas do dia 16 de Julho de 2023, concentrou- se na Comuna da Yambala, Município do Cubal, Província de Benguela, para em conjunto com a comunidade local assistirem ao “O menino que descobriu o vento”, filme exibido no âmbito do Programa Cinema na Comunidade.

O filme conta a história de William KamKwamba, um rapaz que, devido às dificuldades de custearem a sua formação, viu impossibilitado o seu maior sonho: estudar.

Em meio a uma época de seca, onde milhares de pessoas morriam de fome, o garoto encontra forças e esperança. Com coragem, mas sem qualquer apoio, passou a reciclar todo ferro velho que encontrasse. Inconformado, Willian descobriu um método de criar energia eólica no meio das terras secas do Malawi, um moinho de vento capaz de bombear água que, por sua vez, ia directo para as
plantações de modo a garantir a irrigação das colheitas e a sobrevivência de uma população faminta.

Entre os espectadores, fizeram-se presentes os directores provinciais de Benguela e Uíge, Jasmine Ndatimana e Nanizaiawo Capitão, respectivamente, o Administrador da Comuna, João Tchindombe.

Este, na ocasião, parabenizou o FAS pela iniciativa, tendo em conta o paralelismo do filme com o KWENDA, frisando que “estas secções ajudam a diminuir o nível de criminalidade na camada juvenil, ajudando – os a adoptarem boas práticas, visto que o cinema é cultura e a cultura fortalece a Nação”.

O responsável lembrou que, estando as crianças em tempo de férias, certamente “este filme ficará marcado nas suas memórias, pois é visível no rosto de cada uma”.

Por sua vez,
Benita da Conceição Kalimbua, ADECOS daquela localidade, sublinhou que as secções de filme exibidos pelo FAS, “fazem com que as famílias das comunidades tenham oportunidade de se sentarem juntas no mesmo local, fazendo com que haja maior aproximação”, e acrescenta: “Gostei muito do filme, principalmente por acontecer numa aldeia como a nossa, isso faz com que os jovens que vivem em zonas que parecem distantes do mundo, ganhem forças para trabalhar e realizar os seus sonhos.”

O Programa é implementado pelo FAS, tem como objectivo contribuir para a promoção da cultura, entretenimento e inclusão social das comunidades rurais.

Nas sessões do Cinema Comunitário são exibidos vídeos produzidos pelo FAS e filmes de natureza pedagógica, de curta ou longa-metragem, quer seja produção nacional, quer estrangeira.