FAS entrega complexo escolar em CATABOLA

0
161

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local entregou, a 02 deste mês, à população de Missene, Município de Catabola, Província do Do Bié, um complexo escolar com seis (6) salas de aula, no âmbito de Projecto de Desenvolvimento Local – PDL.


A unidade escolar que foi construída de raiz e apetrechada, dista a 19 quilómetros da Sede Municipal e vem aliviar a população daquela comunidade composta por 18.650 habitantes.
Testemunhado pelo Governador Provincial, Pereira Alfredo, o acto de entrega ficou marcado pela presença da Administradora Municipal, Alcida de Jesus Camateli, que recebeu as chaves, por membros da sociedade cívil e autoridades tradicionais. À comunidade de Missene resta preservar aquele património tido como estratégico para o desenvolvimento local.

O PDL tem como objectivo apoiar o Governo na construção e/ou reabilitação da rede de infraestruturas básicas no quadro da descentralização; Melhorar a qualidade das infraestruturas e do acesso aos serviços sociais públicos pelos cidadãos; Fortalecer as capacidades institucionais locais para possibilitar aos municípios a gestão de recursos humanos e financeiros de forma responsável. Fortalecer a capacidade dos cidadãos em participar da formulação de políticas públicas e na fiscalização das despesas, bem como aumentar as oportunidades de emprego e de geração de rendimentos são outros objectivos do PDL.

Financiado pelo Banco Mundial, o Programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.