FAS e ESPB assinam Memorando de Cooperação

0
287

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, no Bié, no quadro do Programa Nacional de Estágios Comunitários, assinou, nesta sexta-feira, 10 de Fevereiro do ano em curso, um Memorando de Cooperação com a Escola Superior Pedagógica do Bié ( ESPB). O acto vai viabilizar estágios em várias áreas do FAS.

O evento foi marcado pelos discursos das lideranças das partes, nomeadamente, do Director Geral da ESPB, Guilherme Agostinho, e do Director do FAS na Província, Rizoni Chivembe. Este, na ocasião, falou dos objectivos, critérios e espectativas do Programa de Estágios, exortando os estudantes para tirarem maior proveito possível desta oportunidade. O representante do FAS salientou que, entre outros objectivos, a Instituição vê nos estagiários um “viveiro para os recursos humanos de que necessita”.

O Programa Nacional de Estágios é implementado desde 2021. Com 266 beneficiados até ao momento, tem como público-alvo os finalistas e recém-licenciados, que durante seis meses, em nome do FAS, andam pelas comunidades conciliando a teoria à prática. Ao mesmo tempo, vão ganhando experiência de trabalho em vários domínios do saber, beneficiam de formação e capacitação a fim de estarem melhor preparados para o mercado de emprego. Actualmente o FAS no Bié já registou 23 estagiários.

O FAS é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em cooperação com outros programas de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.