FAS: a caminho do Nóqui para a entrega das Transferências Sociais Monetárias

    0
    342

    O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, na Província do Zaire, está a caminho do Município do Nóqui. Neste sábado, 20 de Maio de 2023, começa a primeira entrega das Transferências Sociais Monetárias às 6.322 famílias cadastradas, no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    Na Comuna do Npala, Aldeia do Lufunde, local escolhido para albergar o acto, a equipa do FAS, composta por Técnicos e Estagiários, irá liderar um grupo composto por Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e Supervisores, Técnicos do Gabinete de Acção Social Família e Igualdade de Género (GASFIG). Mas os actos de entrega são, igualmente, testemunhados pelas autoridades locais, nomeadamente Tradicionais e Religiosas, e comunidade.

    Implementado pelo FAS, agência governamental que tem como objectivo contribuir para o combate à pobreza, o Programa KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que tem como objectivo apoiar 1.608.000 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Orçado em 420 milhões USD, dos quais 320 milhões USD do Banco Mundial e 100 milhões USD do Tesouro Nacional, o Programa comporta quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, com objectivo de atribuir uma renda às famílias; a Inclusão Produtiva, que tem como objectivo incluir as famílias em actividades geradoras de rendimento; a Municipalização da Acção Social, responsável pela criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI), infraestruturas sociais que estão a disponibilizar diversos serviços aos munícipes, como documentos de identidade pessoal, intermediação de conflitos, entre outros.

    O Cadastro Social Único é a quarta componente, visando ajudar a criar no País uma base de informação sobre a vulnerabilidade no seio das famílias.