Director Geral do FAS trabalha no Bié

    0
    127

    O Director Geral do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi, trabalhou, de 04 a 05 de Julho de 2022, na Província do Bié, com vista a constatar a implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    Acompanhado da Directora Geral Adjunta para Área Técnica do FAS, Teresa Quivienguele, e do Director Provincial do FAS naquela circunscrição do País, Rizoni Chivembe, a visita incluiu um encontro com o Governador da Província, Alfredo Pereira.

    No encontro com Alfredo Pereira, tiveram destaque os novos municípios a entrar no Programa, bem como a avaliação das acções de Inclusão Produtiva, uma das componentes de sustentabilidade do Programa.

    No Bié, o KWENDA está a ser implementado nos municípios do Andulo, com mais de cinquenta mil beneficiários das Transferências Sociais Monetárias, um Centro de Acção Social Integrado (CASI) criado e em funcionamento, além da Inclusão Produtiva já em curso.

    O Município de Nharêa está neste momento com mais de quinze mil beneficiários, mas prevê atingir mais de vinte mil.

    O KWENDA é da iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD do Tesouro Nacional.
    É implementado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.