Director Geral do FAS em encontro técnico na Lunda-Norte

0
105

O Director Geral do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi, dirigiu, de 11 a 12 deste mês, um Encontro Técnico da Região Leste, que compreende as províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico. O encontro serviu para analisar o ponto de situação dos diferentes programas sob implementação do FAS, com destaque para o Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

Da atribuição das Transferências Sociais Monetárias aos Agregados Familiares à Inclusão Produtiva, passando pela Municipalização da Acção Social e o Cadastro Social Único, que são as quatro componentes principais do Programa, o encontrou passou em revista a metodologia implementada. Os constrangimentos, lições e desafios mereceram, igualmente, especial atenção, face aos diferentes contextos do País, particularmente da Região.

Face à natureza e o público-alvo deste Programa da iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, as discussões giraram ainda à volta dos valores que o norteiam. O Encontro Técnico é uma prática regular que serve para analisar pontualmente os mecanismos de implementação dos programas sob implementação do FAS e aprimorá-los para melhor servir as comunidades.