ADECOS em formação no Cuito Cuanavale

0
164

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, realiza, desde o dia 16 de Agosto de 2021, uma acção de formação dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), no Município do Cuito Cuanavale, Província do Cuando Cubango.

Dirigida para 53 participantes, a formação, que decorre até ao dia 28 de Agosto, é facilitada pelos Supervisores municipais e visa cumprir com os outros módulos previstos no pacote formativo dos ADECOS, entre os quais, a Comunicação para a mudança de comportamento, Segurança Alimentar e nutricional, Acompanhamento infantil pelo ADECOS, Desenvolvimento Comunitário, acompanhamento do ADECOS sobre prevenção de tuberculose, HIV – SIDA,  maternidade segura, Associativismo, higiene pessoal  e comunitário, respostas às emergências, entre outros.

A sessão de abertura, foi presidida, pela Administradora Adjunta para a Área Social e Financeira do Cuito Cuanavale, Melastona Carona, em representação do Administrador Municipal, José Martins.

O ADECOS é o elo entre a administração pública e as comunidades, através de acções sectoriais que atendem as questões de ordem social e económica. É um membro da comunidade, com idade compreendida entre 18 e 60 anos, com formação académica mínima correspondente à 6ª classe. Vive na zona onde trabalha e conhece as condições locais, sente os mesmos problemas, fala a língua local e conhece os hábitos e costumes da zona.

Actualmente, os ADECOS encontram-se engajados em acções de apoio às famílias no acesso aos serviços sociais básicos (água, saneamento, educação, segurança alimentar, protecção social, preservação ambiental, etc.), bem como no acesso a renda através das Transferências Sociais Monetárias (TSM), da Inclusão Produtiva e do reforço dos programas de Municipalização da Acção Social, através dos Centros de Acção Social Integrados (CASI), no âmbito do Programa KWENDA.