O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local lançou, nesta quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, no Município do Ebo, Província do Cuanza-Sul, um Programa Nacional de Xadrez destinado às comunidades angolanas, denominado “Xadrez na Comunidade”, cujo público alvo são crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos de idade.
Com o objectivo de promover a inclusão social através da massificação da modalidade, o Programa prevê 300 estudantes, numa primeira fase, provenientes das escolas do Ensino Primário. Já para 2023, pretende-se chegar aos 1000 estudantes. Nesta Fase Piloto do Programa, depois do Cuanza-Sul, seguem as províncias de Benguela, Zaire, Uíge e Huambo.
A par da massificação da modalidade e inclusão social, o Programa tem ainda como objectivo estimular as capacidades cognitivas dos alunos. Para a sua concretização, o FAS conta com o apoio institucional das respectivas Administrações Municipais e, do ponto de vista técnico e metodológico, com as Associações Provinciais de Xadrez, que irão disponibilizar os formadores.
O acto de lançamento, foi feita uma palestra sobre A Importância do Xadrez, contou com a presença do Director Geral do FAS, Belarmino Jelembi, das entidades da Província, líderes associativos, além dos alunos e respectivos pais.
O FAS é agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.