União Europeia acompanha projectos do FAS no Namibe

    0
    41

    IMG_1257A gestora de projectos da União Europeia Angola, Susana Martins, testemunhou nesta sexta feira dia 1 de junho de 2017, a entrega de uma residência para professores do tipo T2 no município do Virei, na província do Namibe.

    O equipamento social, inaugurado pelo Governador provincial, Rui Falcão, faz parte da carteira de projectos de 2016, no âmbito do PDL – FAS IV, implementado pelo Fundo de Apoio Social, com assistência técnica da FIIAPP e financiado pela União Europeia.

    A administradora Municipal do Virei, Juliana Fonseca, que igualmente presenciou o acto, regozijou-se pela construção daquela residência, uma vez que a inexistência da mesma, tem dificultado a colocação de professores em áreas remotas do município. Com isto, vai facilitar a permanência dos técnicos no município que diariamente têm percorrido quilómetros para servirem as comunidades. Do mesmo modo, Susana Martins, ao longo da sua intervenção, sublinhou que com a existência desta residência vai minimizar o problema do absentismo dos professores.

    Informações contidas no Perfil Municipal Dinâmico do Virei, em relação à educação escolar, a rede possui 10 escolas com 49 salas de aulas, correspondentes a 31 do Ensino Primário, 12 do 1º Ciclo do Ensino Secundário e 6 do 2º Ciclo do Ensino Secundário.

    Virei, um município a 131 km no extremo sudoeste da sede provincial, tem uma população de 32.445 habitantes, correspondendo 6,55% do tamanho da população ao nível da província. a maior actividade económica é a pecuária tradicional, destinada a assegurar a subsistência do gado. Porém estes, sofrem grandes problemas de seca. De acordo os munícipes, nos últimos 5 anos, isto é, de 2011 a 2016, a população animal reduziu consideravelmente devido a fracas quedas pluviométricas, com consequente escassez do pasto e da água.

    A este propósito, Susana Martins, manteve um breve encontro com o Governador provincial, no sentido de apresentar as linhas gerais de um novo projecto destinado as províncias da Huíla, Namibe e Cunene, ligado a resolução de problemas como a seca, malnutrição e outros que estas províncias enfrentam.

     Por outro lado, Susana Martins, aproveitou a visita para analisar junto da equipa do provincial do FAS, o andamento das outras componentes do projecto, nomeadamente a componente 2 ligado ao Desenvolvimento da Economia Local e a 3, inerente ao Reforço das Capacidades Institucionais.

    Deste modo, a equipa, liderada pelo seu Director, Manuel Esteves, fez uma apresentação sobre o estado do PDL em geral na província do Namibe e, das referidas componentes com financiamento da União Europeia em particular. Foi informado que, para a componente 2, realizou-se um estudo de linha de base do sector económico e produtivo do município da Bibala. Refente ao processo da Inclusão Produtiva, foram seleccionados 153 num horizonte de 244 candidaturas apresentadas. Estes aguardam apenas pela formação. No âmbito da componente 3, foram elaborados os Planos de Investimentos dos municípios de Bibala e Virei e o Perfil Municipal Dinâmico deste último.