Supervisores em formação visitam hospitais na Huíla

    0
    354

    Os Supervisores de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitária (ADECOS) visitaram ontem, 28 de Novembro de 2022, três unidades hospitalares do Município do Lubango, Província da Huíla.

    Em virtude da formação que tem como objectivo associar a teoria à prática, os Supervisores das províncias da Huíla, Namibe e Cunene tiveram visitas guiadas aos centros médicos da Maxiqueira, o hospital Municipal Olga Chaves e a Unidade Municipal de Acompanhamento e Tratamento de crianças com desnutrição crónica, bem como o hospital Doutora Ana Paula. Durante a visita, foi possível absorver conhecimento das áreas que compõem as unidades sanitárias, os serviços prestados e os passos para o referenciamento das famílias. Na mesma ocasião, acompanharam o dia-a-dia dos Profissionais de Saúde das referidas unidades, os cuidados primários de saúde e também foram informados sobre os casos mais frequentes.

    Com sentimento de satisfação, os Supervisores consideram a visita de “produtiva” pois agregou valor à formação.

    A formação decorre desde o dia 08 de Novembro do ano em curso e vai até ao dia 03 de Dezembro do mesmo ano, contando com 31 Supervisores formandos provenientes dos municípios de Cacula, Quilengues, Humpata, Gambos, Chicomba, Jamba, Cahama, Cuvelai, Ombadja, Curoca e Namacunde, bem como Virei, Camucuio e Bibala.

    O ciclo formativo é uma iniciativa do FAS em colaboração com a Escola Nacional de Formação de Técnicos de Serviço Social (ENFOTESS).

    O FAS é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.