Projecto CRESCER termina formação de ADECOS na Jamba

0
92

O Projecto de Pesquisa Operacional – CRESCER terminou a 21 de Maio de 2022, o primeiro módulo de formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) na Jamba, Província da Huíla.

Participaram neste primeiro ciclo formativo um total de 56 ADECOS, dos quais 33 mulheres, selecionados nas 20 aldeias da Jamba. O primeiro módulo de formação, com a duração de 12 dias, compreendeu temas como Promoção de Saúde, Nutrição, Agricultura, Gestão da Água e Acção Social nas Comunidades, bem como capacitá-los para colaborarem com os técnicos de saúde. O objectivo é a promoção de estratégias de prevenção da desnutrição crónica junto de mães grávidas e em crianças menores de cinco anos.
O acto de encerramento da formação foi dirigido pelo administrador comunal adjunto da Jamba, Evaristo Pedro Mukive, e demais autoridades locais, bem como os representantes do FAS.

O Projecto CRESCER é a quarta componente do Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN). Inserido na parceria entre a União Europeia e o Governo angolano, visa reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca no Sul do País nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe. O Projecto CRESCER contribui para gerar provas, disseminar e transferir conhecimento sobre estratégias para reduzir a desnutrição crónica e a mortalidade de menores de cinco anos.