A população do Município do Luau, na Província do Moxico, passou a contar, desde sexta-feira, 10 de Março de 2023, com um Centro de Acção Social Integrado (CASI), no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA
Por volta das 10 horas, a Administradora do Município, Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, procedeu à inauguração do Centro, momento presenciado pelo Director do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local na Província, Simão Paiata, Membros da Administração e a comunidade local.
A infra – estrutura foi reabilitada e apetrechada, dando, deste modo, resposta aos serviços integrados de atendimento e acompanhamento às famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade, promover a inclusão social e resolução de demais problemas ao nível local.
Os CASI enquadram-se na componente da Municipalização da Acção Social, que permite fazer chegar os serviços de Acção Social mais próximos dos cidadãos, assegurando serviços complementares de Desenvolvimento Humano. Os principais domínios prendem-se com o acesso a documentos de identidade, intermediação de conflitos na comunidade, protecção à vítima de violência doméstica e à pessoa com deficiência.
Ainda nesta componente, destaca-se a Humanização dos Serviços e a realização de direitos, com a atribuição do benefício ao domicílio para pessoas com mobilidade reduzida, doentes, bem como o empoderamento da mulher e a inclusão de grupos étnicos minoritários, como é o caso dos khoisan e dos vátuas.
O Programa KWENDA é iniciativa do Governo Angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. É financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional, totalizando 420 milhões USD.
É implementado pelo FAS, agência governamental dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, o FAS contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.