FAS em Luanda promove formação para Técnicos do CASI

0
328

 

O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local em Luanda, realizou, na Comuna Sede da Vila da Muxima, de 06 a 09 de Março de 2023, uma Acção formativa no âmbito da Municipalização da Acção Social, dirigida a 12 Técnicos do Centro de Acção Social Integrado (CASI).

Facilitada pelo Assistente de Desenvolvimento Local, do FAS em Luanda Afonso Maquiadi, teve como objectivo central doptar os técnicos de conhecimentos e habilidades no que à recolha, análise de informação socioeconómicas das comunidades diz respeito.

A sessão formativa teve a participação do Administrador Adjunto da Comuna da Muxima, a quem coube abrir e fechar a formação, Soares António Jorge, o Director Municipal da Acção Social da Quiçama e não Muxima, quatro Técnicos do CASI, dois Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário ( ADECOS), dois Supervisores dos ADECOS e dois estagiários.

Os CASI fazem parte da componente da Municipalização da Acção Social, infraestruturas sociais criadas no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA. Estas infraestruturas permitem fazer chegar os serviços de Acção Social mais próximos dos cidadãos, assegurando os serviços complementares de Desenvolvimento Humano. Os principais domínios prendem-se com o acesso a documentos de identidade, intermediação de conflitos na comunidade, protecção à vítima de violência doméstica e à pessoa com deficiência.