KWENDA : Famílias em Cabinda voltam a beneficiar das Transferências Sociais Monetárias

    0
    423

     

    Teve lugar ontem, 17 de Março de 2023, o início de mais uma entrega das Transferências Sociais Monetárias, componente do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA a 332 Agregados Familiares dos municípios de Belize e Buco Zau, Província de Cabinda.

     

    Durante o acto presenciado pela Governadora Provincial, Mara Quiosa, foram igualmente apresentadas explicadas as iniciativas de Inclusão Produtiva, outra componente do KWENDA, cujo objectivo é incluir as famílias em actividades geradoras de rendimento.

     

    Mara Quiosa salientou a sustentabilidade das iniciativa económicas e a adesão à Inclusão Produtiva, afirmando que, ao contrário das Transferências Sociais Monetárias, o dinheiro da Inclusão Produtiva não acaba”.

     

    No âmbito da componente da Municipalização da Acção Social, os beneficiários tiveram acesso aos serviços do Centro de Acção Social Integrado (CASI), através do Registo de Nascimento, Bilhetes de Identidade, outros ainda procederam à abertura de conta bancária sem qualquer depósito inicial. Houve ainda espaço para sessões de aconselhamento e referenciamento de casos sociais com realce para a fuga à paternidade. Na mesma senda, alguns beneficiários tiverem acesso grátis a consultas de planeamento familiar e teste de pezinho para rasteiro da anemia falciforme.

     

    O Reforço do Cadastro Social Único é mais uma das componentes do Programa, plataforma que reúne informação de cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade do qual o Estado se baseia para traçar as políticas públicas. É através do cadastramento, feito casa-a-casa, que a utilização do Sistema de Informação Integrado de Protecção Social (SIIPS), confere lisura e fiabilidade aos dados, protegendo-os de qualquer interferência.

    Em curso desde 2020, a fim de apoiar em todo o País 1.608.000 famílias angolanas em situação de pobreza e vulnerabilidade, o Programa KWENDA é implementado pelo FAS, agência governamental dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, o FAS contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.