KWENDA: Famílias do Caungula começam a beneficiar das Transferências Sociais Monetárias

0
323

No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, 9.144 Agregados Familiares Inscrita no Município de Caungula começaram a beneficiar das Transferências Sociais Monetárias desde o dia  27 de Agosto de 2023.

Com duas Comunas, Caungula Sede e Camaxilo, e 250 aldeias, as famílias estão a receber 66 mil Kz, corresponde a seis meses, a razão de 11 mil Kz por mês, na modalidade Cash.

Acompanhou o acto Frederico Barroso, Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, entre outros membros da Administração Municipal, além de líderes religiosos, autoridades tradicionais e membros de partidos políticos. Pelo FAS estiveram o Director Provincial do FAS na Província, João do Nascimento, bem como técnicos e estagiários.

O KWENDA, presente em 65 municípios do País, na Lunda-Norte tem intervenção nos Municípios do
Cambulo, Caungula, Cuango e Lôvua.
O Programa KWENDA comporta
quatro componentes: Transferências Sociais Monetária (TSM) que consiste em atribuir uma renda às famílias; Inclusão Produtiva, que tem como objectivo incluir as famílias em actividades geradoras de rendimento; Municipalização da Acção Social, outra componente, sendo responsável pela criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). Esses centros estão a disponibilizar diversos serviços aos munícipes, como a viabilização de documentos pessoais, intermediação de conflitos, entre outros.
O Cadastro Social Único é a quarta componente, visando ajudar a criar no País uma base de informação sobre a vulnerabilidade no seio das famílias. Essa base de dados irá ajudar o Estado a traçar as políticas públicas.

O Programa KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que tem como objectivo apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional.
O FAS é o implementador do Programa, dotado de autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.