KWENDA arranca com formação de ADECOS no Camucuio

    0
    344

    No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, iniciou, nesta segunda-feira, 23 de Maio de 2022, no Município do Camucuio, Província do Namibe, a formação dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (DECOS).

    Durante a formação a decorrer no Jango do Município durante cinco dias, os ADECOS irão aprender sobre o seu Perfil, o Cadastramento dos Agregados Familiares na Comunidade, as Medidas de Higiene dos Munícipes, entre outras matérias.

    Após a formação, teórica e prática, os ADECOS começam o processo de cadastramento no Comucuio, a partir do dia 28 do mês em curso para cadastrar 15. 694 Agregados Familiares previstos nas quatro comunas.

    O acto de abertura da formação foi presidido pelo Administrador Municipal do Camucuio, António Correia, e contou com as presenças da Directora Provincial do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, Nayole Palhares, estagiários e supervisores locais.

    O KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola, cuja responsabilidade de implementação está a cargo do FAS. Implemetado desde 2020, o KWENDA visa apoiar em todo o País 1.608.000 famílias angolanas em situação de pobreza ou vulnerabilidade. Financiado em 32 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões pelo Tesouro Nacional, já está a ser implementado em 42 municípios das 18 províncias e tem em funcionamento 15 Centros de Acção Social Integrados (CASI). Os CASI são infraestruturas sociais que estão a ser criados pelo Programa KWENDA, cuja finalidade é oferecer às comunidades serviços essenciais, nomeadamente, o tratamento de Bilhete de Identidade, Cédula, entre outros documentos, bem como intermediar conflitos de vária ordem.

    O KWENDA tem ainda as componentes da Inclusão Produtiva, que visa apoiar as iniciativas económicas das famílias, e o Reforço do Cadastro Social Único, base de dados que está a reunir informação sobre a pobreza e vulnerabilidade nos municípios para que através da qual o Estado possa traçar as políticas.