FAS no Cunene visita projectos de água

0
133

O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local está a financiar 19 projectos de água na Província do Cunene, mais concretamente nos municípios do Curoca e Ombadja, cujo término está marcado para final de 2021, no quadro do combate à seca no Sul de Angola.

No dia 31 de Outubro de 2021, uma equipa do FAS, liderada pela Directora provincial desta instituição no Cunene, Pancrácia Hossi,  efectuou uma ronda por alguns projectos para constatar o grau de execução.

Tratam-se de uma represa, na localidade do Tchango, Comuna do Humbi, e de uma chimpaca, na localidade de Oumingui, Comuna de Xangongo.

Os projectos de água estão a ser levados a cabo no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Local-PDL, operacionalizado pelo FAS, cujo objectivo é apoiar o Governo na construção ou reabilitação da rede de infraestruturas básicas no quadro da descentralização prevista. O PDL visa, igualmente, melhorar a qualidade das infraestruturas e do acesso aos serviços sociais públicos básicos ao cidadãos. Fortalecer as capacidades institucionais locais para possibilitar aos Municípios a gestão de recursos humanos e financeiros de forma responsável, é outro objectivo do PDL, bem como fortalecer a capacidade dos cidadãos participar na formulação de políticas públicas e na fiscalização das despesas e umentar as oportunidades de emprego e de geração de rendimentos.

Financiado pelo Banco Mundial, o Programa é operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outros programa de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.