FAS na Jamba

0
325

O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local esteve, entre 06 e 09 de Setembro de 2023, na localidade da Jamba, Comuna de Luiana, Município do Rivungo, Província do Cuando Cubango, para proceder à entrega das Transferências Sociais Monetárias. Cada um dos mais de 1000 Agregados Familiares seleccionados está a receber 132 mil Kz, referentes a uma prestação anual, a razão de 11 mil Kz mês.

Implementado desde 20 de Maio de 2023, é a primeira vez que se entrega uma prestação anual, justificada com a dispersão da localização das famílias e dificuldades de acesso às mesmas, tornando a operação pesada em termos logísticos. As prestações entregues às famílias variam entre trimestrais e semestrais.

O Programa de Fortalecimento da Proteção Social-KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola e tem o FAS como implementador, agência governamental de combate à pobreza. Financiado pelo Banco Mundial em 320 milhões USD e em 100 milhões pelo Tesouro Nacional, já é implementado em perto de 70 municípios. Num Decreto Presidencial publicado recentemente, ao Programa KWENDA será alocado, anualmente, um valor de 75 mil milhões de Kz e no mesmo período, o Programa irá beneficiar 243 mil novos Agregados Familiares, até durar a retirada do subsídio dos combustíveis