Cubal chega às 53.356 famílias cadastradas

    0
    108

    O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local alcançou, esta semana, no Município do Cubal, Província de Benguela, 53.356 Agregados Familiares cadastrados no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    Dos dados acima, Capupa é a Comuna com mais Agregados Familiares cadastrados, com 18.755, seguido de Yambala (14.489). Depois seguem-se as comunas de Tumbulo (11.010) e a Sede Municipal (9.102)

    Com estes números, Cubal passa a ser o Município com mais famílias cadastradas a nível do País, seguido do Município do Andulo, com 51.525 cadastrados.

    Entretanto, com as equipas de cadastradores ainda no terreno, entre técnicos do FAS, Supervisores dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), bem como o pessoal das administrações e autoridades locais, os números poderão passar os 60 mil Agregados, tal como está previsto.

    O Programa KWENDA é uma iniciativa do Governo de Angola que tem como objectivo apoiar 1.608.000 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional.

    O KWENDA tem como implementador o FAS, agência governamental, com autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições, o FAS contribui para o combate à pobreza e Desenvolvimento das comunidades angolanas.