CRESCER- ADECOS no Cunene recebem formação

0
81

Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário-ADECOS, que constituem o primeiro ponto de contacto com as comunidades, estão a receber formações ligadas a saúde, nutrição, agricultura, gestão de água e acção social, no quadro da implementação do Projecto Crescer no Município da Cahama, Província do Cunene, desde o dia 18 de Abril de 2022.

São no total 55 ADECOS que estão a participar nesta formação, seleccionados nos 18 bairros e aldeias que constituem o Município da Cahama, dos quais 25 do género feminino.

O Projecto Crescer é a materialização da IV componente do FRESAN-Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, tem como objectivo contribuir para a redução da pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional nas províncias do Sul de Angola, nomeadamente, Huíla, Namibe e Cunene. Está focado na agricultura familiar, acesso à água, sistemas de informação sobre segurança alimentar e nutricional e adaptação às alterações climáticas, sendo que o FAS tem a missão de garantir que os termos do acordo sejam cumpridos.

O acto de abertura foi presidido pelo Administrador municipal da Cahama, Mário Katiti e contou com a presença do Director Provincial do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local do Cunene, Eduardo Benvindo; e da coordenadora do CRESCER pelo FAS, Maria de Lourdes Faria, e com a presença da Coordenadora Geral do Projecto, Helena Trigo.

Financiado pela União Europeia, o Projecto conta com a contribuição dos cinco parceiros do consórcio, nomeadamente, o Instituto de Investigação Val d Hebron (VHIR), FAS-Instituto de Desenvolvimento Local, Instituto de Saúde Carlos III(CIII), ACF-Acção Contra a Fome e a Universidade Mandume Ndemofaio (UMN).