CASI do Chongoroi já disponível às famílias locais

    0
    276

    Com a inauguração do Centro de Acção Social Integrado (CASI), hoje, 17 de Julho de 2022, as famílias do Município do Chongoroi passaram a contam com os serviços sociais mais próximos. O CASI foi inaugurado no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA, materializando a componente da Municipalização da Acção Social.

    O CASI tem como objectivo aproximar os cidadãos aos serviços essenciais como a aquisição do Registo de Nascimento e Bilhete de Identidade. Poderá exercer, igualmente, o papel de intermediar conflitos de vária ordem a nível das comunidades, tais como a fuga à paternidade, violência doméstica, violência contra a criança, violência contra a pessoa idosa, entre outros.

    A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Governador Provincial de Benguela, Luís Manuel Nunes da Fonseca, e contou com a presença da Directora Provincial do FAS em Benguela, Jasmim Ndatimana, Directora Provincial da Accção Social, entre outras lideranças locais.

    O KWENDA é um programa do Executivo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional. Tem como implementador o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.