Famílias do Cuemba recebem pela primeira vez as Transferências Sociais Monetárias

0
330

Um total de 12.948 Agregados Familiares inscritos no Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, no Municipio do Cuemba, Província do Bié, receberam no dia 17 de Julho do ano em curso, as Transferências Sociais Monetárias pela primeira vez.

Trata-se de um Município que conta com quatro Comunas cadastradas, nomeadamente, Cuemba Sede, com 8.689 Agregados Familiares, Muhango, com 876 Agregados Familiares, e Sachianemuna, com 1.965 Agregados Familiares. Por último, a Comuna do Luanda, com 1.418 Agregados Familiares.

Além das Transferências Sociais Monetárias, o Programa KWENDA comporta, igualmente, a componente de Municipalização da Acção Social, responsável pela criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). Esses centros estão a disponibilizar diversos serviços aos munícipes, como a viabilização de documentos pessoais, nomeadamente, Cédula e Bilhete de Identidade, intermediação de conflitos, entre outros.

Nesta perspectiva, a Província do Bié já tem o seu primeiro CASI no Município Sede do Andulo.

A Inclusão Produtiva tem como objectivo apoiar as iniciativas económicas das famílias. Já a quarta componente é o Reforço do Cadastro Social Único, que é a base de dados com informação sobre a vulnerabilidade no seio das famílias, de acordo com a qual o Estado traça as políticas públicas.