A busca de sinergias entre parceiros, em torno de interesses comuns enquanto instituições com financiamentos com doação da União Europeia, juntou nesta sexta-feira 30, à mesma mesa em Luanda o Fundo de Apoio Social (FAS) e a Assistência Técnica de Apoio Institucional ao Comércio (ACOM).
O primeiro encontro entre as duas organizações, uma deliberação do seminário de instituições com projectos financiados com doação da EU, vai igualmente identificar áreas do interesse comum e desde logo, cada um dos participantes discorreu sobre temas onde o potencial é por demais reconhecido e que ambas podem interagir.
Dos temas ACOM de potencial interesse comum com o FAS salta à vista a operacionalidade do SIG (sistema de informação geográfico), a proposta de concurso PPP Lojas de campo e a elaboração do plano nacional de infra estruturas logísticas e comerciais.
Do lote de informações consta da agenda, o apoio do ACOM a estruturas do Ministério do Comércio, estudos feitos em mercados em países vizinhos, de cadeias de valor África, sectores produtivos e o impacto da SADC em investimentos.
Do lado do FAS ao potencial interesse para com a ACOM sobressaem os perfis municipais com caracterização geral e sócio-económico-ambiental, com base de dados dinâmica e georreferenciada, informação básica municipal integrado no Data center do MAT.
O FAS apresenta igualmente projectos de economia local, cadeias de valor de 22 produtos, intermediação de capacidades produtiva e investimentos para produtos de negócios de micro e pequena escala.