NOTA IMPRENSA

    0
    98

    O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local lança, a 21 deste mês, no Município do Ebo, Província do Cuanza-Sul, um Programa Nacional de Xadrez destinado às comunidades angolanas, denominado “Xadrez na Comunidade”, cujo público alvo são crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos de idade.

    Com o objectivo de promover a inclusão social através da massificação da modalidade, o Programa prevê 240 estudantes, numa primeira fase, provenientes das escolas do Ensino Primário. Nesta Fase Piloto do Programa, depois do Cuanza-Sul, seguem as províncias de Benguela, Zaire, Uíge e Huambo.

    A par da massificação da modalidade e inclusão social, o Programa tem ainda como objectivo estimular as capacidades cognitivas dos alunos. Para a sua concretização, o FAS conta com o apoio institucional das respectivas Administrações Municipais e, do ponto de vista técnico e metodológico, com as Associações Provinciais de Xadrez, que irão disponibilizar os formadores.

    O acto de lançamento, que prevê uma palestra sobre A Importância do Xadrez, conta com a presença do Director Geral do FAS, Belarmino Jelembi, das entidades da Província, líderes associativos, além dos alunos e respectivos pais.

    O Programa é da iniciativa do FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.

    Para mais informações, contactar a Direcção Provincial do FAS no Cuanza-Sul pelo terminal telefónico: 922954450

    Em alternativa, contactar o Gabinete de Comunicação Institucional do FAS pelo endereço electrónico comunicacao.fas@fas.co.ao ou através dos terminais telefónicos: 943 877 973/943 877 969.

    INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, aos 19 de Dezembro de 2021