No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção – KWENDA, o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, na Província do Cunene, terminou, no dia 26 de Novembro do ano corrente, o processo de cadastramento totalizando 13.001 Agregados Familiares no Município do Cuvelai.
E tal como em outros municípios, no Cuvale a maioria dos Agregados Familiares é liderada por mulheres, constituindo-se em 11.090 Agregados Familiares das quatro Comunas que compõem o Município, nomeadamente, Cubati, Calonga, Mukolongodjo e Mupa.
O processo teve o início no mês de Outubro, onde para além da equipa do FAS, estiveram envolvidos técnicos do Gabinete da Acção Social Família e Igualdade de Género (GASFIG) e da Administração Municipal
O Cuvelai é o quinto Município a integrar o Programa KWENDA na Província do Cunene, que conta até ao momento com 91.416 Agregados Familiares Cadastrados.
O KWENDA é um programa do Executivo angolano que visa apoiar as famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional. Operacionalizado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do Desenvolvimento.