KWENDA em seminário sobre Protecção Social

    0
    274

    Enquadrado na Semana da Acção social, organizada pelo UNICEF, esta organização, em parceria com o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local realizaram, a 09 de Novembro de 2023, na MEDIATECA de Luanda, o seminário denominado “KWENDA – Progressos, Desafios e Perspectivas Futuras”.

    Belarmino Jelembi, Director Geral do FAS, foi o facilitador do evento cuja análise cingiu-se nos progressos alcançados ao longo dos três primeiros anos de implementação, bem como nos desafios da entrada de mais municípios.

    De acordo com Belarmino Jelembi, em três anos de implementação, o Programa KWENDA torna – se num mecanismo seguro, transparente e eficaz de transferência de renda para as famílias em condição de pobreza e vulnerabilidade no País. Até ao momento, o Programa já cadastrou mais de um milhão de famílias nas 18 províncias, sendo 84 municípios, 289 comunas e 13.680 bairros e aldeias.

    Estiveram presentes técnicos da Acção social do Brasil e Angola, pesquisadores, membros da sociedade civil e técnicos do FAS, este, em determinados momentos, tiveram igualmente intervenções para esclarecer diferentes assuntos sobre a implementação do KWENDA, com um momento acalorado de perguntas e respostas.

    O KWENDA é um Programa do Governo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no País. Comporta quatro componentes, nomeadamente, as Transferências Sociais Monetárias, a Inclusão Produtiva, a Municipalização da Acção social e o Reforço do Cadastro Social Único.