Cinco Mil e 324 Famílias do Cubal já beneficiam das Transferências Monetárias

0
292

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA já beneficiou 5.324 Agregados Familiares do Município do Cubal, Província de Benguela, com a componente de Transferências Sociais Monetárias desde 21 de Julho de 2022, altura em que deu início à operação.

As primeiras famílias seleccionadas são as da Comuna de Kapupa.

A componente das Transferências Sociais Monetárias prevê, para cada Agregado Familiar seleccionado, a atribuição de uma renda, sendo que, no caso do Cubal, está a ser feita em Cash. Cada família está a receber 51.000 Kz, correspondentes a seis meses.

O KWENDA comporta, igualmente, as componentes da Inclusão Produtiva, com objectivo de incluir as famílias em actividades geradoras de renda, como a agricultura, comércio, serviços, artes e ofícios. A componente da Municipalização da Acção Social prevê aproximar os serviços sociais aos cidadãos, através da criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI). Neste particular, Benguela já conta com um CASI em funcionamento no Chongoroi.

A componente do Cadastro Social Único tem como finalidade criar uma base de dados com informação diversificada sobre a pobreza e vulnerabilidade nas famílias, através da qual o Estado irá traçar as políticas de Protecção Social.

O KWENDA é um programa do Governo angolano que visa apoiar as fmílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, seando os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.

O Programa é implementado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.