No âmbito da Avalição Técnica das Acções do Programa KWENDA, uma equipa do Banco Mundial efectuou ontem, 02 de Março de 2023, uma visita ao Município da Humpata, Província da Huíla. A equipa desta Instituição Financeira Internacional, cuja Missão teve início na Direcção Geral do FAD-Instituto de Desenvolvimento Local, em Luanda, esteve liderada pelo Boban Paul. Por sua vez, a equipa do FAS esteve liderada pelo seu Director Geral, Belarmino Jelembi, acompanhado dos directores provinciais da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando-Cubango. O FAS esteve igualmente acompanhado da Chefe de Departamento da Direcção Nacional do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Margarida Leite.
A Missão de Avaliação teve como paragem a aldeia de Ntundualumbe, Comuna da Batabata, ficando marcada pela auscultação aos beneficiários das Transferências Sociais Monetárias, que partilharam as várias formas de como têm usado o referido benefício. O Banco Mundial ouviu igualmente utentes do Centro de Acção Social e Integrado.
Ao Banco Mundial, além dos dados da Huíla, o FAS partilhou ainda os dados das províncias do Cunene, Namibe e Cuando Cubango.
As Transferências Sociais Monetárias consistem na atribuição de uma renda às famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade. A Municipalização da Acção Social, outra componente do Programa KWENDA, visa a Inclusão Social das famílias, aproximando-as aos serviços sociais básicos. O Cadastro Social Único, quarta e última componente, tem como objectivo reunir informações das famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade em todo o País.
O KWENDA é um programa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional. É implementado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituções de combate à pobreza, o FAS contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza nas comunidades.