Arrancou hoje, 22 de Dezembro de 2021, no Município do Songo, Província do Uíge, a entrega das Tranferências Sociais Monetárias, no âmbito da expansão do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA.
Songo é o primeiro Município na Província do Uíge a beneficiar do Programa, depois de um rigoroso cadastramento, feito porta a porta, em 108 bairros e Aldeias mais vulneráveis, foram seleccionados 9.000 Agregados Familiares para as Transferências Socias Monetárias.
Os beneficiários estão a receber as Transferências Monetárias no valor trimestral de 25.5000 Kz, atribuído em cash.
Além das Transferências Sociais Monetárias, o Programa KWENDA engloba a Inclusão Produtiva, que visa apoiar as iniciativas económicas da famílias residentes nos Municípios alvo do Programa, a Municipalização da Acção Social, que se concretiza com a criação dos Centro de Acção Social Integrados (CASI), infraestrutura que visa aproximar os cidadãos dos serviços essenciais, como aquisição dos Registos de Nascimento e Civil, assim como intermediar conflitos de vária ordem dos munícipes. A última componente, mas não menos importante, é Reforço do Cadastro Social único, que é a base de dados com as informações dos cidadãos em situação de pobreza e vulnerabilidade, sobre os quais o Estado irá traçar as políticas públicas.
O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades, é a agência que tem como objectivo operacionalizar o KWENDA.