Decorre desde segunda feira, 15 de Novembro de 2021, no Município do Songo, Província do Uíge, a formação dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários – ADECOS, com objectivo de estarem melhor preparados, para o acto de Validação Comunitária, aos Agregados Familiares inscritos no Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, daquela Província.
A formação está a ser dirigida pelo Técnico de Desenvolvimento Local, do FAS Zaire, Abel Tcyena e conta com as presenças de 40 ADECOS e 3 Supervisores.
O Processo de Validação Comunitária, Institucioanal e Técnica, no Município do Songo, decorre de 15 à 22 de Novembro. De salientar, que o Processo de Cadastramento decorreu do dia 5 de Setembro ao dia 3 de Outubro do ano corrente. A validação é o processo de apuramento dos beneficiários, durante o qual são seleccionados os que preenchem os requisitos exigidos pelo Programa. É testemunhada pelas autoridades tradicionais, comissões de moradores, entre outros membros da comunidade.
Há um elo de ligação entre ADECOS e administração pública e as comunidades, através de acções sectoriais que atendem as questões de ordem social e económica. É um membro da comunidade, com idade compreendida entre 18 e 60 anos, com formação académica mínima correspondente à 6ª classe. Vive na zona onde trabalha e conhece as condições locais, sente os mesmos problemas, fala a língua local e conhece os hábitos e costumes da zona.
Os ADECOS encontram-se actualmente empenhados em acções de apoio às famílias no acesso aos serviços sociais básicos (água, saneamento, educação, segurança alimentar, protecção social, preservação ambiental, etc.), bem como no acesso a renda através das Transferências Sociais Monetárias (TSM), da Inclusão Produtiva e do reforço dos programas de Municipalização da Acção Social, através dos Centros de Acção Social Integrados (CASI), no âmbito do Programa KWENDA.